Espinosa
O poder da mente é dado pelo conhecimento, as paixões nascem da ausência de conhecimento. Isso só é possível se usarmos a razão e através dela alcançarmos o conhecimento verdadeiro. Não devemos reagir às coisas do mundo com as paixões, mas com a razão. A razão torna-se assim uma causa do nosso comportamento. Um homem só atua com virtude se compreender. Quando se começam a guiar pela razão, alinham-se com a natureza. Agir com virtude é conhecer Deus (Natureza). A mais alta virtude da mente é conhecer Deus, é compreender as coisas. Quem se compreende, ama Deus!
O mundo que existe é o único possível, porque a natureza atua por necessidade e não com arbitrariedade..
Vive com alegria aquele que compreende o mundo, aquele que compreende a natureza, aquele que vê a necessidade de todas as coisas e com naturalidade as aceita como elas são.
5 conceitos do pensamento de Espinosa:
1 - Dessacralizou a Bíblia - as Escrituras não eram sagradas, a sua origem nada tinha de divino, era bem humana. Para compreende-la era preciso estudá-la com recurso aos mesmos métodos usados para estudar a natureza. Propôs um sistema que envolvia uma análise racional dos textos bíblicos.
2 - Tudo na natureza se explicava exclusivamente por leis naturais.
3 - A alma não existia. A única coisa que em nós é imortal são as ideias.
4 - Retirou Deus e o Homem do centro do Universo. O Homem nada tem de especial no quadro geral da natureza.
5 - Propôs que se substituíssem as religiões que apregoavam as superstições por um sistema que usasse a razão. "É livre o homem que se guia exclusivamente pela razão"!
A pessoa que se comporta corretamente apenas por medo a Deus e/ou por desejo de acesso ao paraíso numa outra vida, não é tão virtuosa quanto a pessoa que se comporta corretamente sem que o faça por temer uma punição ou esperar um prémio. Fazer o bem por medo não tem tanto valor como fazer o bem por convicção. Tudo é matéria, incluindo Deus!
"O reino no Deus de Espinosa que se revela na harmonia de tudo o que existe, mas não num Deus que se preocupa com o destino e os atos dos seres humanos" - Einstein
"Se tenho de apontar algum mestre, não conheço nenhum maior do que ele" - Gotthold Ephraim Lessing, poeta e filósofo.
O patriarca do liberalismo - Thomas Jefferson leu Espinosa e as suas ideias foram incluídas na Constituição da América.
John Locke - o grande difusor das ideias de Espinosa.
Kant - Prosseguiu Espinosa.
Leibniz - Interessou-se por Espinosa mas rejeitava o seu racionalismo levado até às últimas consequências.
"quem se inicia em filosofia, tem primeiro de ser espinosista" - Hegel
"uma das mais importantes pessoas do meu mundo" - Bertrand Russell
Comentários
Enviar um comentário