Cosmismo / Transumanismo

 


O Cosmismo é um projeto do filósofo, um pensador cristão russo Nikolai Fiodorovich Fiodorov (1829 - 1903), o "Sócrates de Moscovo",  que uniu a partir do final do século XIX na Rússia, cientistas, místicos, revolucionários e engenheiros, que tinha como principal pressuposto que a vida humana não devia ficar limitada ao tempo e ao espaço. Acreditavam que o progresso científico e tecnológico poderia ajudar-nos a ressuscitar os mortos, a alcançar a imortalidade e a viver noutros lugares fora do planeta Terra. Fiodorov defendia que os cristãos não deveriam apenas acreditar na ressurreição dos mortos, mas também torná-la realidade através do progresso tecnológico, e a viver noutros lugares fora do planeta Terra. Esta ideia foi partilhada pelos pioneiros do programa espacial soviético. Fiodorovich preconizou então a utilização de métodos científicos para se alcançar um prolongamento radical da vida, a imortalidade física, a ressurreição dos mortos, a colonização do espaço0 e dos oceanos. Para os cosmistas a ressurreição universal era um projeto ciêntífico para a Humani9dade do futuro Elon Musk gosta de citar um cosmista russo, Konstantin Tsiolkovski, e não é por acaso: o seu sonho é levar a Humanidade para Marte. Ele acredita que, em breve, teremos os meios tecnológicos para viver muito mais tempo e viajar pelo Universo. As ideias começaram  a circular na América hippie dos anos 70 e deram origem aos  transumanistas.

O comismo russo é uma das fontes inspiradoras dos transumanistas americanos. As ideias dos comistas russos começaram a circular na América hippie dos anos 70.

O conceito "transumanismo" foi consolidado em 1990. É um movimento ideológico e filosófico que procura maneiras de transcender a condição humana através de tecnologias como a bioengenharia, a robótica, a nanotecnologia, a inteligência artificial, que amplifiquem o corpo e a mente humanas na forma de um corpo que "performa melhor". Transumanismo é uma fase de transição ("trans") para um estágio muito mais avançado: o pós-humano. Transumano são as pessoas que se estão preparando de forma ativa para atingir esse objetivo de nos tornarmo-nos mais complexos. Esta corrente de pensamento vê como futuro a superação das limitações biológicas, como a doença e a própria morte. Para os defensores do transumanismo já vivemos na fase de transição há muito tempo: voamos usamos lentes de contacto que nos torna melhores temos pacemakers etc. Mas há quem exagere como uma bio-hacker escocesa conhecida como Lepht Anonym, que levou o transumanismo ao exagero, tendo implantado sensores no corpo para aumentar a sua capacidadee sensorial: imanes na ponta dos dedos para sentir a força dos campos magnéticos sem vê-los ou tocá-los; ou um implante para desbloquear o telemóvel e o computador. É assim uma síntese de cientismo com pseudomisticismo, é um movimento que visa, através da tecnologia, tornar o corpo imune aos efeitos do tempo e evitar o envelhecimento. O movimento transumanista propriamente dito "começa nos EUA nos anos 90 com Max More e outras personalidades libertárias (Nick Bostrom e Ray Kurzweil) preocupadas em vencer a morte, de preferência através da "criogenia" (Steve Fuller). Na sua forma atual é um movimento ateu.

Existem hoje transumanistas que declaram abertamente ser cosmistas!  



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Twittar é filosofar?

Espinosa

Felicidade