Nietzche
Nietzche escreveu a 1ª autobiografia, Autobiographisches aus den Jahren (1856 - 1869) com 14 anos. No livro conta a morte do pai e do irmão: "Até então, a fortuna e a felicidade sempre nos tinham sorrido, a nossa vida fluía com sossego de um dia luminoso de verão, mas de repente formaram-se nuvens negras, os raios rasgaram o espaço e o céu descarregou golpes demolidores. Em setembro de 1848 o meu amado pai adoeceu (...) repentinamente". Morreu em 1849 quando Friedrich tinha 4 anos, e meses depois morreu o irmão.
Nietzche adolescente escrevia: "Já nessa altura o meu carácter começava a revelar-se. No decurso da minha vida curta já tinha visto muita dor e aflição, e por isso não era tão divertido e desenvolto como costumam ser as crianças. Os meus colegas da primária habituaram-se a troçar de mim por causa da minha seriedade. Mas isto não aconteceu só nessa época, não, aconteceu também depois, na secundária e mesmo mais tarde, no instituto".
A 2ª Autobiografia foi o Ecce Homo, um delírio messiânico.
Dizia que tínhamos feito do "Evangelho" (palavra grega que significa "notícia boa, felicidade") um "Disangelho", uma notícia má, um deus que manda matar o filho, que envia pandemias.
Comentários
Enviar um comentário