ÉTICA

 


Tem a ver com os princípios porque alguém se guia. Se seguir um que diga “eu não mato”, mesmo que o seu país lhe diga para matar, ele não mata. Transgride a ideia que lhe é exterior, mas não se está a transgredir a si, está a cumprir-se. Essencialmente devemos cumprir-nos a nós. Peter Singer, filósofo australiano, propõe como princípio ético prover ao mínimo sofrimento possível de todos os que sejam capazes de sentir dor. A questão não é, “serão eles capazes de raciocinar?”, nem “serão eles capazes de falar?”, mas sim “serão eles capazes de sofrer?”. Não se pode codificar porque é um domínio da responsabilidade e do compromisso. Assinar um código de ética é já estar a desconfiar de si próprio. Uma sociedade onde se instala a absoluta desconfiança nos outros, é uma sociedade doente.


"Temos alguma obrigação moral de obedecer à lei, quando a lei protege e sanciona coisas que achamos totalmente erradas?" - Peter Singer, "Ética Prática".

"Terá o cidadão de entregar a sua consciência ao legislador, nem que seja por um só momento ou no grau mínimo? Para que terá então todo o homem uma consciência? Penso que devemos ser em primeiro lugar homens e só depois súbditos. A única razão que tenho o direito de assumir é a fazer sempre aquilo que penso ser justo." - Henry Thoreau.  



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Twittar é filosofar?

Felicidade

Francis Bacon